O Google completa 20 anos e anuncia várias novidades para o futuro.

4 min. leitura
Foi em Setembro de 1998 que foi criado o maior motor do busca do mundo. Hoje em dia é muito mais do que isso. Venha connosco fazer um balanço destas duas décadas e prepare-se para as novidades que a Google preparou para os utilizadores.
google 20 anos

 

Parabéns Google pelas 20 primaveras – e que belos anos têm sido. Mais madura do que a maioria dos jovens com a mesma idade, esta empresa é hoje uma das mais valiosas do mundo. A popularidade é obvia, a admiração dos utilizadores é consensual e os números falam por si.
Desde o momento em que surgiu numa garagem até aos dias de hoje, muita coisa mudou. No entanto, apesar de já ter conquistado o mundo, ainda há coisas por conquistar e alguns dos planos para o futuro já foram anunciados.
Foi na celebração do passado dia 24 de Setembro, em São Francisco, que o vice presidente de buscas Ben Gomes anunciou todas as novidades. Ao que parece, a Google está a planear mudanças drásticas na forma como o motor de busca funciona. Curioso? Nós desvendamos tudo!

Criação de uma nova experiência de pesquisa

Nem sempre as nossas pesquisas são momentâneas. A maioria das vezes fazem partem de um processo contínuo: como quando alguém passa semanas a fazer pesquisas para uma tese ou um trabalho de investigação. É, por isso, fundamental arranjar uma forma de consultar as pesquisas que queremos que continuem em curso. Como resposta a esta necessidade dos utilizadores foram anunciadas 3 novas ferramentas.

Cartões de Atividade

O Objetivo desta ferramenta é fazer com que os utilizadores possam aceder às suas pesquisas antigas, recriando tudo passo a passo. Os cartões vão ser segmentados e surgirão sempre que o utilizador fizer alguma pesquisa de temas já mencionados anteriormente. Segundo informações disponibilizadas pela google, esta feature estará disponível ainda no final deste ano.

Coleção de Pesquisas

Para além dos cartões, e ainda relacionado com os cartões e as pesquisas passadas, a google pretende implementar as Coleções. Desta forma, o próprio usuário pode armazenar conteúdos relevantes para consultar o futuro.

Sub-tópicos

Num futuro próximo, a google poderá entregar conteúdos relevantes para o utilizador, de acordo com os temas de interesse, dúvidas frequentes ou áreas de pesquisa mais exploradas.

Alteração da dinâmica das pesquisas

Na comemoração do aniversário da Google as notícias foram imensas, mas houve uma ideia que teve especial atenção por parte do Vice Presidente. Durante o evento, Ben Gomes referiu inúmeras vezes a necessidade de transformar a experiência de um motor de busca. Pretende-se que, cada vez mais, a google seja mais do que pesquisa, que seja uma experiência. A ideia é fugir ao conceito de feed e criar um novo, o “discover”. As descobertas serão um espaço pensado para imagens interativas, videos e conteudos recomendados de acordo com os seus interesses. Neste espaço o utilizador poderá ler notícias sobre os mais variados temas e nos mais variados idiomas. Imagine que prefere ler notícias em Inglês e entretenimento em Português: no Discover da Google poderá automatizar os conteúdos para que surjam desta forma.

Preferência por conteúdos visuais

Por fim, para além das mudanças de estrutura, também foram anunciadas algumas alterações a nível do conteúdo. A tendência aponta para cada vez mais conteúdos visuais e menos conteúdos puramente informativo.
O investimento será feito nas AMP Stories que foram anunciadas em Fevereiro. Este formato será equivalente às Stories do Instagram e agora terá uma imagem moderna e dinâmica. À partida, começará por ser destinado a celebridades e pessoas influentes, mas a ideia é que, no futuro, se expanda para os restantes utilizadores.
Como vê a Google está em constante crescimento. Contrariamente a qualquer outro jovem de 20 anos, é o orgulho dos seus pais: uma empresa independente, com os melhores números, uma notoriedade incomparável e ainda com um futuro brilhante pela frente.

Cláudia Machado

50% Complete

Subscribe to the Blog and dont miss any update

You will get no Spam and no BS. Just my very best material.

Receive weekly strategies. Unsubscribe anytime.