10 dicas de livros sobre Marketing Digital editados em Portugal.

13 min. leitura
Depois de pesquisar dezenas de listas a indicar livros sobre Marketing Digital, percebemos que todas eram repletas de títulos importados. Será impossível indicarmos apenas livros publicados no mercado nacional? Desafio proposto, desafio aceite. Aqui está o resultado.
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Se um dia ouvir falar da incrível história do homem que percorreu mais de 10 páginas dos resultados do Google, provavelmente este homem serei eu.

Eu sei que, em teoria, são poucos os que passam para a segunda página e que ninguém chega à terceira. Porém, eu estava determinado, tinha de encontrar uma lista, pequenina que fosse, apenas com livros de Marketing Digital editados em Portugal.

Não consegui.

Portanto, resolvi criar eu próprio a tal lista. Depois de revirar livrarias e sites, descobri que teria muito mais do que as dez opções que me propus a indicar. Desta forma, juntei os que já conhecia aos melhores que encontrei. Por fim, resumi tudo às indicações que vou dar agora.

Sem mais delongas, vamos aos 10 bons livros sobre marketing Digital editados em Portugal.

1. Marketing 4.0 – Philip Kotler

 Marketing 4.0 – Philip Kotler

Trabalhar com Marketing e não conhecer Philip Kotler é como ser psicólogo e não conhecer Freud. É como ser músico e nunca ter ouvido Mozart. É como ser católico e não saber quem é o Papa. Já chega de comparações, não? Penso que já tenha percebido a importância de Kotler. Adiante, então.

Neste mais recente livro, “Marketing 4.0”, Philip Kotler convidou Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, com quem já tinha escrito o “Marketing 3.0” para traçarem uma super atualizada visão do Marketing.

No livro anterior, “Marketing 3.0”, Kotler promovia uma leitura mais humanizada do Marketing para as empresas. Agora, a motivação são três fenómenos que mudaram o mundo nos últimos anos: o Google, as Redes Sociais e os novos serviços disponibilizados a partir de plataformas digitais.

Uma das inúmeras virtudes deste livro, é o facto de ser acessível e útil tanto para profissionais mais experientes, como para quem esteja a iniciar agora no Marketing Digital.

A visão do mercado e da componente estratégica também chama a atenção. Enquanto muitos autores praticamente antagonizam o digital e o offline, Kotler mostra como habilmente integrar estratégias tradicionais aos novos canais.

Apesar dos quase dez anos que separam os dois livros aqui citados, o aspeto humano abordado no Marketing 3.0 não perdeu relevância. Ao contrário, temos um novo consumidor que procura mais proximidade, mais informação e mais interação.

Este novo perfil de público já não quer apenas ser um consumidor. As pessoas querem sentir que também fazem parte das suas marcas preferidas. Por isso, o investimento em estratégias de Marketing de Conteúdo é uma tendência cada vez mais crescente.

Obviamente, esta é apenas uma visão geral do mercado. No livro, vai encontrar mais de 200 páginas com dicas, análises e estratégias preciosas.

2. Os 8 Ps do Marketing Digital – Conrado Adolpho

Os 8 Ps do Marketing Digital – Conrado Adolpho

Conrado Adolpho define-se como empreendedor e especialista em alavancagem rápida de pequenas e micro empresas. Com uma grande experiência também no Marketing Digital, criou o método dos 8Ps que é explicado ao pormenor neste livro agora editado em Portugal.

Segundo o próprio autor, atualmente este é o método mais utilizado no Brasil. Alegações à parte, o que os 8Ps apresentam é uma boa forma de organizar um projeto sem deixarmos muitas margens para falhas.

Os 8Ps definidos por Conrado são: Pesquisa, Planeamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão.

No livro, podemos ver de forma bastante aprofundada como aplicar cada um destes pontos para, através dos meios online, obtermos uma estratégia ainda mais eficaz. Tudo isso é explicado de forma didática e recheada de exemplos práticos.

Basicamente, o que temos aqui é uma estrutura organizada para aplicarmos técnicas e ferramentas já existentes. Uma vez que muitos profissionais têm dificuldades em estabelecer métodos de trabalho próprios, esta organização serve como uma espécie de checklist e acaba por ter uma utilidade inquestionável.

3. A Cauda Longa – Chris Anderson

A Cauda Longa - Chris Anderson

A Cauda Longa não foi escrito para definir regras para o Marketing Digital, mas para mostrar como a internet estava, e ainda está, a mudar hábitos dos consumidores.

Este livro já é um bestseller e, embora não fosse essa a intenção inicial, tem influenciado muito o Digital Marketing desde que foi lançado, em 2007.

Quem (assim como eu) tenha lembranças dos anos 80 ou da primeira metade dos anos 90, deve lembrar-se da influência que os “Tops” tinham nos consumidores. Em outras palavras, tudo o que estivesse numa lista de Top 10, Greatest Hits, etc., seria um sucesso de vendas.

A partir da popularização da internet, as pessoas passaram a ter mais acesso a conteúdos, mais opções. Com esta nova realidade, as listas perderam importância e o mercado de nicho cresceu como nunca. A lógica do mercado alterou-se para sempre.

Chris Anderson é editor da Wired Magazine, uma das mais influentes publicações sobre cultura, tecnologia, design, entretenimento e negócios, para além de ser uma publicação assumidamente defensora das chamadas tecno-utopias.

Após o lançamento do livro, o autor continuou a aprofundar o assunto no blog The Long Tail. Atualmente, as suas teorias podem ser acompanhadas pelo Twitter, na própria Wired ou no mais recente livro do autor, Free – O Futuro é Grátis, também lançado em Portugal.

4. Marketing Digital 360 – Vasco Marques

Marketing Digital 360 – Vasco Marques

Vasco Marques é uma figura incontornável para quem trabalha com Marketing Digital em Portugal.

Qualquer profissional que se mantenha atualizado, em vários momentos tem de se ter cruzado com algum curso, palestra, livro ou conteúdo online do Vasco.

Esta nova edição do livro Marketing Digital 360 vem numa versão revista, atualizada e ainda mais relevante, principalmente para quem esteja a embarcar agora neste novo mundo.

Para além de enumerar e de explicar todos os principais temas do Marketing Digital, este título tem a grande vantagem de trazer uma abordagem a partir da realidade nacional. Coisa rara na literatura técnica do digital.

A experiência do autor no ensino fica evidente na sua narrativa. Os assuntos são abordados de forma clara, com textos acessíveis, imagens exemplificativas, tópicos e todo o tipo de recurso aconselhado para uma boa formação.

Em resumo, este é um bom livro a recomendar para quem esteja a começar e precise de uma boa introdução ao assunto, mas também serve para refrescar as ideias ou para consultas rápidas de profissionais já experientes.

5. As Novas Regras de Marketing e Relações Públicas – David Meerman Scott

As Novas Regras de Marketing e Relações Públicas – David Meerman Scott

“A forma como as pessoas interagem entre si e com as marcas mudou radicalmente”. Se alguma vez teve a impressão de que frases como esta são recorrentes, isso não foi apenas impressão.

Definitivamente, o mundo mudou e o processo de mudança será constante e cada vez mais rápido. Neste sentido, todas as empresas e marcas precisam, com urgência, rever as suas formas de comunicar. Todos aqueles que não conseguiram acompanhar os novos tempos, desapareceram ou estão a desaparecer. Basta ver exemplos como a Blockbuster, Atari, Toys “R” Us, Yahoo! ou Blackberry.

Neste livro, o autor explora as novas formas de chegar diretamente ao consumidor, com uma enorme segmentação, com orçamentos muito mais baixos do que há alguns anos e, principalmente, com uma eficácia nunca antes vista.

Como o título sugere, no livro são abordadas as novas técnicas aplicadas a estratégias completas que incluem não apenas o marketing, ms também as relações públicas e a assessoria de imprensa. Em outras palavras, o que temos ali são técnicas de Marketing de Conteúdo aplicadas a estas competências.

David Meerman Scott foi um dos precursores do Content Marketing. Ainda no início dos anos 2000, quando era VP de Marketing da NewsAdge, o autor percebeu que o público reagia muito melhor ao conteúdo disponibilizado online do que às antigas técnicas de marketing e RP. Desde então, tem desenvolvido um enorme trabalho nesta área e já conta com mais de 10 livros publicados.

6. Marketing Digital na Versão 2.0 – Filipe Carrera

Marketing Digital na Versão 2.0 – Filipe Carrera

Se me pedissem um título alternativo para este livro, eu poderia sugerir algo como: “O Guia Prático do Marketing Digital sem Encheção de Chouriço”.

Filipe Carrera tem todo um percurso dedicado ao ensino e promoção das novas ferramentas de comunicação.

Seja como orador, professor ou coordenador de formações – em instituições como o IPAM, o IADE, o ISEG e a Universidade Autónoma de Lisboa – é responsável pela formação de centenas de bons profissionais que estão no mercado nacional. E não só, uma vez que o autor também é um reconhecido palestrante internacional, com apresentações em quase 50 países, e tem os seus livros traduzidos para inglês e espanhol.

Por tudo isto, temos aqui uma excelente ferramenta para aprender, aplicar e manter-nos atualizados. O projeto ultrapassa a fronteira das páginas. Num processo de ensino e de intercâmbio contínuo de conhecimento, a discussão continua na comunidade Marketing digital 2.0, no Facebook.

Estudantes, profissionais, curiosos, empreendedores são todos bem-vindos, uma vez que a linguagem e o conteúdo são transversais a todos. Mais do que interessante, este é um livro útil.

7. Ser Blogger – Carolina Afonso e Sandra Alvarez

Ser Blogger – Carolina Afonso e Sandra Alvarez

Num mercado editorial que aposta tanto em livros de bloggers, ter um livro feito para bloggers é uma lufada de ar fresco.

Não que eu tenha nada contra livros de bloggers e youtubers… Ok, até tenho um bocadinho e assumo aqui o pecado da generalização. Há ótimos bloggers, claro, mas também temos toda uma geração que vem na onda. E ainda há muitos que estão completamente perdidos sobre o que fazer, como fazer e onde fazer.

Escrito por duas profissionais experientes de marketing, este “Ser Blogger” explica exatamente o que promete na capa: como criar, comunicar e rentabilizar um blog. Dito de forma mais direta, o livro ensina como fazer a coisa toda de forma profissional.

Sim, a dica é mesmo essa, quem quer viver de blog não pode tratar o assunto a brincar. É preciso ter método, estratégia, conhecer as boas práticas e ter a consciência de que há aqui muito trabalho envolvido.

Apesar de ensinar técnicas universais, este é mais um livro escrito em Portugal a partir da experiência, da realidade e das especificidades nacionais. O que é ótimo.

Se eu mandasse alguma coisa em algum lugar no reino da internet, tornava a leitura deste livro obrigatória para quem queira ter um blog.

8. Marketing Digital & E-Commerce – Vários Autores

Marketing Digital & E-Commerce – Vários Autores

Antes de falar sobre o livro propriamente dito, vou começar por dar nomes aos “vários autores” do título. São eles: João Neto, Carolina Afonso, Inês Amaral e David Monteiro com a coordenação de Jorge Remondes. Todos profissionais experientes e a maioria deles com outros livros publicados. Neste mesmo artigo, já citei um livro da Carolina Afonso.

Sobre o livro, só pelo facto de abordar o e-Commerce, já merecia estar na lista. Não é exagero, visto que, no contexto digital, este é um dos assuntos menos encontrados na livrarias portuguesas. Porém, esta não é a única qualidade destas páginas.

A partir de uma leitura bastante leve, podemos percorrer uma espécie de passo-a-passo dividido por capítulos sobre como criar a nossa própria loja online. Aliás, como criar, gerir e potenciar as vendas.

Para além do livro, um site foi criado para a partilha e a atualização constante de informações, que pode ver aqui. Infelizmente, ao entrarmos na página, apenas encontramos uma apresentação do projeto e dos seus autores. A promessa da partilha ainda não foi cumprida. Aguardamos ansiosamente.

9. Torna-te um Guru das Redes Sociais – Miguel Raposo

Torna-te um Guru das Redes Sociais – Miguel Raposo

Para aprender a ser um guru das redes sociais em Portugal, nada como perguntar ao guru português das rede sociais. Aliás, não é preciso perguntar, pois Miguel Raposo dá todas as respostas neste livro.

Podemos definir o autor como o influenciador dos influenciadores digitais.

Este consultor já desenvolveu projetos com figuras como Nuno Markl e António Raminhos. Também dá apoio às apresentadoras Olívia Ortiz e Vanessa Oliveira, isso apenas para citar algumas das celebridades com quem trabalha. Também alguns dos Youtubers mais conhecidos nacionalmente são agenciados por este profissional. Não por acaso, ele muitas vezes é chamado “o agente dos youtubers”.

Neste livro, nenhum enorme segredo é revelado. Contudo, são dadas informações muito preciosas para quem pretende uma “carreira” como influenciador digital. E não se iluda, o percurso não é feito de facilidades, exige muito trabalho e dedicação.

As estratégias ensinadas e os conselhos dados nesta obra são mais do que apenas dicas, são um verdadeiro manual básico para quem quer alcançar o êxito na social media.

10. Digital Marketing Analytics –  André Zeferino

Digital Marketing Analytics – André Zeferino

Já temos defendido, aqui mesmo neste blog, que a capacidade de medirmos todos os resultados é uma das grandes vantagens do Marketing Digital. Porém, escolher as métricas e os indicadores de performance adequados ainda é uma das grandes dificuldades.

O autor acumula experiência profissional no mercado com um percurso como professor – em escolas como IADE, ISEG e Universidade do Minho – e esta bagagem de conhecimento fica evidente neste livro e na sua linguagem.

A leitura flui, as explicações são claras e as ilustrações ajudam em muito. Foi desta forma que André Zeferino conseguiu transformar um assunto aparentemente pesado em algo descomplicado.

Há tempos que defendo que não se implemente nenhuma estratégia sem que, antes, sejam definidas as suas métricas. Agora, arriscaria dizer que não se definam métricas sem, antes, terem lido este livro.

Esta é, portanto, a nossa lista de recomendação de 10 livros sobre Marketing Digital editados em Portugal.

Notem que evitei usar o adjetivo “melhores” para me referir a estes títulos. Achei que seria demasiado definitivo. O que posso dizer é que estes são os melhores que encontrei. Estes foram os que pude consultar e que recomendo.

Se tiver uma dica de outro título, ou se acha que esta lista foi injusta ao deixar algum livro de fora, as sugestões são muito bem-vindas. Vamos criar, juntos, uma lista maior.

Não podia terminar este texto sem uma consideração final. É verdade que a dimensão do nosso mercado não absorve os milhares de bons títulos que andam pelo mundo. Todavia, também não é mentira que podíamos ter muitos mais.

Em vista disso, para despertarmos a atenção das editoras e, assim, termos mais edições nacionais de livros internacionais e, claro, mais espaço para autores portugueses, a minha recomendação é simples: comprem os livros e evitem a pirataria.

Este não é um discurso moralista, apenas uma forma de jogarmos com a lei da oferta e da procura a nosso favor. Certo?

Estou à espera das vossas dicas ali nos comentários.

Paulo Stenzel

Publicitário e ex-punk rocker. Gosta de escrita, de música e de escrever com música. Pensa a criatividade de forma estratégica e as estratégias de forma criativa. Meio brasileiro, meio alemão, escolheu Portugal para viver.

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