ALERTA PAIS: O YouTube Kids chegou a Portugal!

4 min. leitura
3 anos depois da sua criação, o Youtube Kids está disponível no nosso país. Conheça esta plataforma com controlo parental, que promete deixar os pais mais relaxados e os filhos ainda mais divertidos.
youtube kids

 

Quem tem filhos vai concordar comigo: o Youtube tornou-se no novo membro de todas as famílias. Passa os dias aos berros lá em casa. Vai connosco jantar fora e nem nas férias nos larga. É a solução certa para todas as choradeiras. Entretém nos momentos mais aborrecidos. Faz companhia aos mais pequenos à mesa, no sofá, na cama e até na casa de banho. É quase como se fosse o tio fixe que veio viver lá para casa.

Mas nem tudo é assim tão positivo quanto parece. Para além de ser uma dependência que desliga as crianças da vida real, o Youtube pode ser um mundo perigoso nas mãos de um menor. Nos primeiros tempos é simples: os pais só “clicam” no play para ouvir as músicas do canal panda em “repeat”. Mais tarde, já crescidos mas ainda pequenos, começam a explorar a plataforma e depressa podem chegar até conteúdo inapropriado. Mas tenham calma! Há uma solução para tudo – especialmente na Google.

A pensar nestas preocupações surgiu, em 2015 nos Estados Unidos, o Youtube Kids. Esta é uma aplicação gratuita, disponível para Android e IOS, agora também em Portugal. Curioso quanto às funcionalidades desta plataforma?

Fique com as 5 características deste serviço que o vão fazer descarregar a APP:

1. Possibilidade de criar até 8 perfis

Com o Youtube Kids, os pais podem criar perfis distintos para cada um dos seus filhos. Esta função é particularmente útil para crianças que partilham o mesmo dispositivo. E claro, os mais pequenos vão adorar ter o seu perfil individual, com vídeos e recomendações adequadas para o seu gosto.

2. Design atrativo e navegação intuitiva

O design da aplicação é totalmente adequado aos usuários desta APP. Esqueça a interface a que está habituado e prepare-se para entrar numa plataforma nova e simplificada. Icones grandes, cores garridas e personagens que vão conquistar de imediato os mais pequenos. Para além disso há ainda outros upgrades que vai adorar conhecer. Por exemplo, se o seu filho ainda não sabe escrever, não se preocupe: não vai ter de perder todo o seu tempo a fazer as pesquisas por ele. Com o YouTube Kids a pesquisa pode ser feita por voz. Tudo isto para que qualquer criança possa encontrar com facilidade e de forma independente todos os seus vídeos favoritos. Se por outro lado quer limitar a interação do seu filho, pode ainda desativar a pesquisa de vídeos. Desta forma, ele vai conseguir visualizar apenas os vídeos de canais aprovados por si.

3. Um temporizador que faz o papel de “mau da fita”

No que toca ao uso de aparelhos eletrónicos devemos aplicar a velha regra popular: “tudo o que é demais faz mal”. É que, apesar de os mais pequenos nem sempre compreenderem, há que estabelecer limites de tempo para estar na internet. Com o YouTube Kids não precisa de se preocupar com isso: a aplicação faz tudo por si. Basta estabelecer um tempo limite de utilização e, passado esse tempo, a aplicação termina sessão automaticamente. Não é incrível? Agradeça à google!

4. Configuração do volume

Nem sempre é fácil “aturar” os vídeos dos mais pequenos. Se já não aguenta as as melodias repetitivas que não saem da cabeça e não suporta as músicas que vêm sempre acompanhadas por uma dança, vai adorar saber que, com o YouTube Kids pode tornar tudo mais silencioso, sempre que quiser. Desative a música de fundo ou os efeitos sonoros enquanto o seu filho assiste aos vídeo e tenha um bom descanso.

5. Canais de confiança e conteúdos familiares

Todos os canais presentes nesta plataforma garantem conteúdos didáticos ou de entretenimento. Os canais e listas de reprodução, estão divididos em quatro categorias: Programas, Música, Aprender e Explorar. Desta forma as crianças podem desenvolver a sua imaginação e curiosidade, num sítio muito mais seguro.

E vocês, ficaram convencidos? Se for o caso instalem a APP e partilhem connosco a vossa experiência com esta nova versão do Youtube. E ainda mais importante, contem-nos o que acham os kids lá de casa.

Cláudia Machado

50% Complete

Subscribe to the Blog and dont miss any update

You will get no Spam and no BS. Just my very best material.

Receive weekly strategies. Unsubscribe anytime.